Todo o esporte, principalmente a musculação, tem um poderoso inimigo que deve ser evitado a qualquer custo: o Catabolismo. Catabolismo é nome do processo que nos faz perder tecido muscular magro e portanto, deve ser evitado a todo custo.

O catabolismo não só fará você ficar mais fraco e mais propenso a lesões, mas também seu metabolismo irá diminuir, e por consequência, a diminuir quantas calorias você queima quando está descansando.

A massa muscular requer energia e o esforço para manter-la.

Você pode fazer isso com uma dieta equilibrada e pesado treinamento de resistência. Você não precisa gastar horas na academia. Em vez disso, o foco no pesado exercício básico.

Desta forma, você irá garantir a quantidade suficiente de proteínas e gorduras essenciais para manter o tecido muscular e os níveis hormonais. Para isso, é importante consultar o seu médico antes de iniciar qualquer nova dieta ou programa de exercícios.

O que é o estado catabólico?

Estado catabólico é uma condição que é causada principalmente pelo excesso de treinamento, juntamente com a falta de nutrição adequada, especialmente de proteína. Isso resulta em vários efeitos colaterais indesejáveis no corpo, tais como a extrema fadiga, dores musculares e nas articulações, e insônia.

Estado Catabólico e o Cortisol

Um estado catabólico está intimamente relacionado com o catabólico hormônio chamado cortisol.

Quanto mais intenso o treino, o mais cortisol é secretado pelas glândulas supra-renais para compensar a perda de tecido muscular.

Muitas pessoas pensam que suas poucas horas de exercícios físicos ajudam a construir músculos, mas na realidade, a sua perda de energia é compensada pelo cortisol.

Esta é a razão por que a proteína e a ingestão de carboidratos desempenham um papel significativo na construção muscular.

A vigorexia também vai levar ao enfraquecimento do seu corpo e o sistema imunológico, portanto, causar gripe, resfriado e outras doenças.

Aprendendo a treinar

O treinamento intenso requer uma grande quantidade de proteínas e carboidratos.

Isto é porque muitos dos tecidos musculares são perdidas durante o exercício.

Para evitar acabar em um estado catabólico, você precisa garantir que a proteína e as necessidades de energia do organismo são atendidos antes e depois do exercício. É importante compreender que os seus músculos não crescem quando você está trabalhando fora. Eles crescem somente quando o corpo é dada a oportunidade de descansar e se recuperar. Portanto, o excesso de trabalho e falta de uma alimentação adequada fará seu treinamento fútil.