Pica-Pau atualmente vai ao ar nas manhas de domingo


Foto: Reprodução internet.

A Universal Pictures renovou recentemente com a RECORD os direitos de exibição do desenho animado Pica-Pau, que é considerado o mais antigo da televisão brasileira. Em meio a nota, ao site F5, a emissora confirmou a renovação por mais dois anos. Isso significa que o Pica-Pau continuará sendo transmitido na TV de Edir Macedo pelo menos até janeiro de 2026.

Com essa renovação, o Pica-Pau completará duas décadas como um dos destaques da programação da RECORD. O desenho chegou à emissora em 2006, por meio de um contrato exclusivo com a Universal Pictures. Inicialmente, era exibido diariamente no fim de tarde e alcançando uma audiência de 18 pontos de Ibope na Grande São Paulo em 2007.

Em alguns momentos, o Pica-Pau também incomodou a TV Globo. Em 2012, a RECORD venceu a emissora com o desenho em um sábado à tarde, o que resultou na demissão de um diretor do programa de Xuxa Meneghel, que coincidia com o horário de exibição do Pica-Pau, após ele reclamar sobre as derrotas nas redes sociais.

No entanto, nos últimos anos, o desenho tem alcançado números mais modestos de audiência. Atualmente, aos domingos de manhã, o Pica-Pau registra entre 3 e 4 pontos de audiência, o que equivale a cerca de 191 mil telespectadores por ponto.

O Pica-Pau está presente na televisão brasileira há várias décadas, tendo passado pelo SBT (entre 1981 e 2003) e pela TV Globo (entre 2003 e 2006). Sua estreia no Brasil aconteceu nos primeiros dias da antiga TV Tupi (1950-1980).