As mudanças já estão valendo desde o dia 1º de janeiro de 2024

Foto: Reprodução internet.

Desde o dia 1º de janeiro de 2024, com base nas novas estimativas populacionais, a Kantar IBOPE Media atualizou sua representatividade do ponto de audiência de televisão, na qual 1 ponto equivale a 1% do universo pesquisado em cada praça aferida.

Em 2023, cada 1 ponto de audiência nos 15 mercados aferidos regularmente pela empresa, denominado de PNT (Painel Nacional de Televisão) representou 268.083 residências. Já em 2024, o índice equivalerá a 253.273 domicílios com televisão.

A reavaliação também aconteceu no mercado da Grande São Paulo, região usada como referência pelo mercado publicitário. Durante o ano de 2023, cada ponto de audiência televisiva representava 76.953 domicílios. Já em 2024, o ponto de audiência na Grande São Paulo será equivalente a 73.279  domicílios (o equivalente a 191.477 pessoas).


Abaixo, veja a lista completa das 15 praças aferidas pelo Ibope:


PRAÇA
DOMICÍLIOS
INDIVÍDUOS
15 MERCADOS (PNT)
253.273
658.194
GRANDE SÃO PAULO
73.279
191.477
GRANDE CAMPINAS
8.087
21.281
GRANDE RIO DE JANEIRO
45.054
111.977
GRANDE BELO HORIZONTE
20.251
52.696
GRANDE VITÓRIA
6.872
17.348
GRANDE PORTO ALEGRE
14.931
36.157
GRANDE CURITIBA
11.802
30.631
GRANDE FLORIANÓPOLIS
4.711
11.699
GRANDE GOIÂNIA
9.078
23.500
DISTRITO FEDERAL
9.269
25.225
GRANDE SALVADOR
12.235
30.390
GRANDE FORTALEZA
12.277
33.612
GRANDE RECIFE
12.764
33.682
GRANDE BELÉM
6.721
19.998
MANAUS
5.942
18.522


O peso de cada região no PNT

A Grande São Paulo responde por 28,9% audiência do PNT (Painel Nacional de Televisão). Na sequência a Grande Rio de Janeiro (17,8%), seguido da Grande Belo Horizonte (8%), da Grande Porto Alegre (5,9%), da Grande Recife (5%), da Grande Salvador (4,8%), da Grande Fortaleza (4,8%), da Grande Curitiba (4,7%), da Grande Goiânia (3,6%), da Grande Campinas (3,2%), da Grande Belém (2,7%), da Grande Vitória (2,7%) e Grande Florianópolis (1,9%).

Já o Distrito Federal (3,7%) e a cidade de Manaus (2,3%) completam os 6 pontos percentuais faltantes.


Sobre a Kantar IBOPE Media

Kantar IBOPE Media é a divisão latino-americana da Kantar Media, líder global em inteligência de mídia. A empresa oferece as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão. 

Parte do grupo Kantar – braço do Grupo WPP responsável pela gestão de informação – a Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos. 

Acesse www.kantaribopemedia.com para mais informações.