SBT desiste de exibir Rebelde na TV aberta e Televisa intervém


Foto: Reprodução SBT.

Enfrentando baixa audiência, a trajetória da 1ª temporada de Rebelde nas próximas semanas, chegará ao fim nas tardes do SBT. O folhetim foi colocado no ar com grandes expectativas de surfar no reencontro de parte do elenco em uma turnê musical.

A trama teen, terá seu desfecho no próximo dia 13 de outubro. Ao que tudo indica, a partir do dia 16 de outubro, a faixa horária será ocupado pelo programa Fofocalizando, que entrará ao ar mais cedo das 14h25 às 16h15.

Diante disso, surge um problema: a emissora de Silvio Santos gerida por Dani Bey está negociando com a Televisa — distribuidora do novo lote de Rebelde remasterizada — para que possa liberar os capítulos das outras temporadas de maneira gradativa em suas plataformas digitais.

Porém, a emissora mexicana quer que a trama continue no ar na televisão aberta — mesmo se for em um horário com menos visibilidade. Entretanto, a gigante mexicana tem argumentado que os serviços de streaming tem tido bastante interesse em adquirir a novela e que no SBT só seria vantajoso por conta da TV aberta.

O canal de Silvio Santos, enfrenta um problema para encontrar um horário alternativo para exibir Rebelde. Acontece que chegou-se a discutir sobre a possibilidade de deslocar os capítulos para a faixa da madrugada, porém sem êxito, devido a falta de espaço. 

Apesar de não ter boa audiência, o Operação Mesquita é lucrativo para a empresa, já que tem anunciantes e é produzido em sociedade com Otávio Mesquita, minimizando os custos da rede. Após o Operação, a emissora abre espaço para suas afiliadas fazerem o que quiserem, e a maioria das parceiras arrenda a faixa para concessionários.