Irmãos Coragem é a segunda novela mais longa da história da TV Globo 


Foto: Reprodução Internet.

Após a TV Globo encomendar os remakes de grandes sucessos como a novela Renascer e a novela Vale Tudo. Mais um grande sucesso entrou no radar da emissora, agora é a vez de 'Irmãos Coragem'. Segundo a VEJA, o projeto é tratado com total sigilo na emissora e seu elenco já está sendo sondado. 

A trama escrita originalmente por Janete Clair, a primeira versão de Irmãos Coragem foi ao ar em 1970. A novela contou com direção de Daniel Filho, Milton Gonçalves e Reynaldo Boury. A direção geral foi de Daniel Filho, tendo sido produzida ainda em preto e branco. Em um total de 328 capítulos, o folhetim de Janete é a segunda mais longa da história da TV Globo ficando atrás de A Grande Mentira (1968), que teve 341 capítulos.

Contou com as atuações de Tarcísio Meira, Glória Menezes, Cláudio Cavalcanti, Cláudio Marzo, Regina Duarte, Zilka Salaberry, Gilberto Martinho e Emiliano Queiroz. 

Segundo informações obtidas com exclusividade pelo Telemaníacos, a responsável por escrever o novo remake de 'Irmãos Coragem' é nada mais nada menos que: Manuela Dias. Manu também está com uma novela engatilhada para o Globoplay onde estreia em 2024 e também é considerada como a possível autora do remake de 'Vale Tudo' para 2025.


Sinopse

A luta pela liberdade e contra a opressão são o tema central deste folhetim que narra a história dos irmãos Coragem: João, Jerônimo e Duda, na fictícia cidade de Coroado, no cerrado goiano, cuja principal atividade econômica é o garimpo. João Coragem, um homem rude, simples e generoso, que trabalha honestamente como garimpeiro, encontra um valioso diamante, que é roubado pelo Coronel Pedro Barros, que comanda com “mãos de ferro” o comércio de garimpo de Coroado e é o homem mais poderoso da cidade, ditando as suas regras.

Apesar de ser um homem pacifico que tenta resolver tudo com diálogo e dentro da legalidade, João após várias injustiças, torna-se um fora da lei liderando o seu próprio bando de garimpeiros injustiçados, e passa a usar da força para confrontar seu algoz, o Coronel Pedro Barros. Mas João conhece e se apaixona pela tímida e reprimida Lara, a filha doente do Coronel, que desconhece a doença da própria filha. Lara tem outras duas personalidades: a esfuziante e selvagem Diana, de comportamento contrário ao de Lara; e o contraponto entre as duas, Márcia. E isto acaba por confundir e enlouquecer João.

O jovem Jerônimo, por sua vez, sente uma paixão reprimida por sua irmã de criação, a indígena Potira. Mas ela para conseguir esquecer Jerônimo aceita se casar com Rodrigo César, que luta ao lado dos Coragem no confronto contra Coronel Pedro Barros. Para ajudar o seu irmão à confrontar o Coronel, Jerônimo entra para política, no partido da esquerda, para acabar com os desmandos do coronel. Mas o rapaz para fugir do amor que sente por Potira, aceita se casar por interesse com Lídia Siqueira, a filha do deputado Dr. Siqueira.

Duda é o irmão mais novo de João e Jerônimo, um rapaz que para seguir o seu sonho de ser jogador de futebol, deixou para trás a cidade, a família e o seu amor de infância, Ritinha. Ela é uma boa moça que luta pelo seu amor quando retorna à Coroado. Mas ele já está envolvido com outra mulher, Paula, que não mede esforços para permanecer ao seu lado. O conflito cresce quando Ritinha passa a noite com Duda, mas mesmo sem ter acontecido nada o pai dela, Dr. Maciel, que nunca gostou do rapaz, o obriga a se casar com a sua filha.