Animação em 3D traz referências do universo pop e da brasilidade

Foto: Reprodução / TV Globo.

Fuzuê é uma novela que tem a brasilidade no seu DNA. E a loja que dá nome à novela é praticamente uma personagem. Todos os caminhos levam à Fuzuê. A abertura da nova novela das 7 tinha que representar tudo isso. Coube ao Departamento de Marca e Comunicação este desafio.


“A ideia central veio da tentativa de traduzir as manifestações estéticas do Brasil por meio da inquietude, espontaneidade e humor. Como representar isso? Pensamos num conceito chamado “Burlesco Tropical”, que é uma espécie de Tropicalismo 3.0, mas ainda mais irreverente”, explica o gerente de criação Christiano Calvet.


E foi em cima deste conceito de “Burlesco Tropical” que os objetos da loja começam a ganhar vida. “É na hora que a loja fecha que eles resolvem se organizar para fazer seu fuzuê. E somos assim aqui no Brasil: ligamos o som, nos organizamos, nos juntamos, nos divertimos como conseguimos.”

A música de abertura, Fuzuê, de Michel Teló, foi fundamental para este conceito. “Quando ouvimos logo começamos a balançar.” Christiano explica que o principal desafio foi construir uma peça que fizesse sentido narrativo. “Então começamos editando a música e trouxemos as luzes se apagando e a porta se fechando para o início.”


Preste bem atenção porque a narrativa da abertura está dividida em quatro partes:

  • DESPERTÊ: aos poucos a loja vai ganhando vida.
  • MISTURÊ: esquetes curtas com os objetos interagindo.
  • MUSIQUÊ: a herança dos grandes musicais do cinema, mas com uma cara bem brasileira. A formação da pirâmide de objetos.
  • FUZUÊ: quando a águia bate e derruba tudo.


Para os objetos inanimados que ganham vida, a ideia era algo universal. Christiano e sua equipe mergulharam na cultura pop e em Carmen Miranda.

“De cultura pop fomos em ‘A Pequena Loja dos Horrores’, ‘Uma Noite no Museu, na Disney com ‘Toy Story’, ‘Rei Leão’, ‘A Bela e a Fera’. Toda a cultura de I Wish Songs, ‘Gremlins’ e também no Busby Berkeley, que foi o gênio das coreografias do cinema musical da primeira metade do século XX e que fez o maior clássico de Carmen Miranda. Por causa dele que resolvemos fazer a pirâmide de objetos.”

Seguindo o fluxo de animação e 3D, as cenas da abertura foram primeiramente escritas. Depois a equipe começou a montar pontos na música de Teló editada e foram feitas marcações com texto mesmo, por exemplo “luz acende”, “abajur pisca”.

“Depois desenhamos estas cenas e construímos o que chamamos de ANIMATIK, que é um rascunho com som. A partir do ANIMATIK aprovamos o projeto e começamos e direção de arte das cenas. Para isso desenhamos exatamente como cada enquadramento deveria se comportar e quais os elementos estariam ali. Aí aprovamos momento por momento. Depois disso começamos a desenvolver o material no 3D. E durante o processo a gente foi ajustando coisas para ficar do jeito que queremos.”


Easter Eggs

Sim, temos easter eggs na abertura! Mas a TV Globo informa que ainda não é a hora de revelar. Por enquanto, fiquem ligados na abertura para descobrir:

“Quem ficar ligado na TV Globo e for bem atento vai saber quais são. Mais não conto porque perde a graça. Queremos que os leitores brilhem nesta busca.”


Veja e reveja a abertura