As mudanças no telejornalismo do SBT não vão ficar restritas ao desligamento de Dudu Camargo


A emissora de Silvio Santos decidiu retirar Fernando Jordão do programa de televisão do SBT News na TV. O repórter mudou-se para São Paulo no início deste ano  os executivos da emissora apostaram na retomada da programação jornalística nas madrugadas. No entanto, devido ao seu modesto progresso no jornalismo, combinado com a falta de interesse nos bastidores, ele rapidamente perdeu popularidade.

De acordo com informações do TV Pop, ao contrário da saída dos ex-pupilo de Silvio Santos, o afastamento do âncora foi fruto de um consenso. Ele disse a seus superiores que não está acostumado com as primeiras horas da madrugada e já disse inúmeras vezes que está infeliz em São Paulo. Os webmasters, por outro lado, não ficaram satisfeitos com seu desempenho. Jordão, antes visto como uma possível presença recém-descoberta, deixará a bancada como um apresentador limitado que mal consegue ler o teleprompter.

Depois de quase dois anos na emissora de Silvio Santos, Fernando Jordão não será demitido: o jornalista voltará à sucursal de Brasília da emissora, que abriga a maior parte dos portais de notícias da emissora. Já está definido que ele assumirá o Poder Expresso, jornal diário veiculado na plataforma digital do canal. O formato foi inicialmente presidido por Roseann Kennedy, que está sem moderadora regular desde que pediu demissão em maio para assumir uma coluna política no Estadão.

Além da saída do apresentador, o SBT News na TV passa por uma grande reformulação nas próximas semanas. A audiência dos telejornais da Grande São Paulo raramente supera a média de 2 pontos, abaixo da expectativa dos executivos das emissoras. Sem anunciantes, o projeto é deficiente em todos os sentidos: não tem anunciantes e não consegue atrair novos usuários para o portal de notícias, que ainda tem menos de 1.000.000 de usuários mensais.

O atual editor-executivo Marcelo Casagrande é o mais cotado para assumir a cobertura jornalística — porém, a emissora não descarta ir ao mercado buscar novos nomes para a bancada. Entretanto, Fernando Jordão vai manter-se no comando dos telejornais durante alguns dias. Após ser contatada pelo site TV Pop, a assessoria de imprensa do SBT limitou-se a dizer que "está sendo estudada uma nova possibilidade" de veiculação do telejornal do SBT.